quinta-feira, 29 de março de 2012

Resiliência

Há mais de quarenta anos, a ciência tem-se interrogado sobre o fato de que certas pessoas têm a capacidade de superar as piores situações, enquanto outras ficam presas na infelicidade e na angústia que se abateram sobre elas como numa rede. Por que certos indivíduos são capazes de se levantar após um grande trauma e outros permanecem no chamado fundo do poço, incapazes de, mesmo sabendo não ter mais forças para cavar, subir tomando como apoio as paredes desse poço e continuar seu caminho?
É o tema que vamos discutir na próxima aula...



Complementando a postagem anterior, eis alguns exemplos reais de RESILIÊNCIA:

1) Um Juiz substituto esbanjava qualidades judicantes, acentuada independência e senso de justiça aos mais fracos; despertando o desagrado de outro mais antigo e influente. Após dar ganho de causa a caiçaras em ação de reintegração de posse em áreas de famosa praia do litoral paulista; contrariando poderosos interesses foi vítima de infundada acusação de assédio sexual. Teve a masculinidade posta sob dúvida. De origem humilde, recentemente casado e pai de uma criança, acabou exonerado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Não conseguindo colocação em escritórios de advocacia, inicialmente, montou Banca na garagem da própria casa. Prosperou muito enquanto guerreava nos Tribunais. Depois de doze anos foi reconduzido pelo Supremo Tribunal Federal. Assumiu o cargo que lhe seria de direito (entrância especial). Recebeu uma fortuna. Judicou durante oito anos; requerendo aposentadoria e voltando a advogar. Está rico.

2) Silvio Santos - O jeito positivo de ser deste notável empreendedor brasileiro, dono e apresentador da SBT, é um excelente exemplo. Ele foi capaz de enfrentar e superar a crise financeira do seu grupo de uma maneira diplomática, comunicativa e, sobretudo positiva e otimista. Atitudes que servem de exemplo e lição para líderes e gestores de empresas e organizações. Desta personalidade pública se destacam: o otimismo, a habilidade de comunicar-se, a simpatia e diplomacia. Quando consultado pelos jornalistas sobre a venda do Banco Panamericano ao BTG Pactual afirmou: "'Não ganhei nada nem perdi nada.". Ele processa os fracassos e erros sempre positivamente, já que, precisa afirmar a imagem pública de ser uma pessoa sempre bem sucedida. Sua capacidade de transformar uma situação difícil num evento positivo, são aliados do empresário perante a mídia. Com Silvio Santos, aprendemos como é que podemos transformar crises em oportunidades e "fazer de um limão uma limonada".

Fonte: http://flitparalisante.wordpress.com/2011/06/06/exemplos-de-resiliencia-exonerados-cassados-e-demitidos-que-nao-sofreram-efeitos-paralisantes/
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/silvio-santos-um-exemplo-de-resiliencia/51819/

terça-feira, 13 de março de 2012

A Personalidade no ambiente de trabalho


Por: Lívio Callado
José Nogueira dos Reis
Soraya Sarah Fakir Coscione

É a sua personalidade que deve estar voltada às exigências, interesses e necessidades de uma empresa, e não o contrário, ou seja, não é a empresa que deve estar voltada ao seu jeito de ser ou de agir.
Toda pessoa de gênio difícil e temperamento agressivo acaba tendo problemas de relacionamento e podendo comprometer o seu desenvolvimento socio-profissional.
É preciso estar satisfeito consigo mesmo, buscar se conhecer, se aceitar, inclusive com suas limitações, se aperfeiçoando, para bem conviver no ambiente de trabalho.

Personalidade no trabalho está relacionada com Competências Pessoais e Profissionais, sejam elas inatas ou natas, que nascem com o individuo ou são adquiridas posteriormente:

Capacidade de calculo
Capacidade de raciocínio
Capacidades criativas
Capacidade de comunicação
de Desenvolvimento Pessoal
de Relacionamento interpessoal
de Mudança e adaptação
de seguir Normas, regras e leis

Destaca-se também que algumas caracteristicas de personalidade podem ser desenvolvidas no local de trabalho, tais como:

Perseverança
Iniciativa
Constância no Esforço
Coragem
Resolução
Organização
Independência
Desejo de Instrução
Assiduidade


Conclusão:

O ser humano é um ser complexo por natureza, ao mesmo tempo que é distinto um dos outros, possuindo características próprias definidas essencialmente pela sua personalidade. Ao mesmo tempo em que é um ser complexo, é também o recurso mais importante e mais “problemático” das organizações, visto que a natureza humana não permite que o individuo dispa-se das características básicas da sua personalidade ao ingressar para as organizações.Deste modo, entender os indivíduos dentro da organização tornou-se o principal desafio dos gestores. Entender o indivíduo é algo difícil e passa por perceber a sua personalidade bem como as suas componentes: Temperamento e Carácter.

A utilidade do estudo da personalidade, não visa apenas identificar os indivíduos mais capacitados para uma determinada função, em vez disso permite que os gestores possam alocar ou posicionar melhor os talentos da empresa, traduzindo-se num maior engajamentodo pessoal. Sem a escolha e correcta alocação de pessoas adequadas pode-se estar fadado ao insucesso.Em suma, entender a personalidade é uma forma de se aliar a uma boa gestão, visto que esta permite perceber com maior profundidade as necessidades dos colaboradores, e como estes se comportam perante a organização. Sem esta, planos e pessoas podem ficar frustadas e consequentemente desmotivadas.


Fontes: http://www.catho.com.br/jcs/inputer_view.phtml?id=4170
http://nogueirareis.tripod.com/id6.html
http://pt.scribd.com/doc/4871834/Personalidade-e-Identidade-nas-Organizacoes

Personalidade

Personalidade é um termo que apresenta muitas variações de significado. Em geral representa uma noção de unidade integrativa do ser humano, pressupondo uma idéia de totalidade. No senso comum é usada para se referir à capacidade de rápidas tomadas de decisão, para se referir a uma característica marcante da pessoa, como timidez ou extroversão por exemplo, ou ainda para se referir a alguém importante ou ilustre: “uma personalidade”. A personalidade atribuída a uma pessoa pode definir, para o senso comum, se esta pessoa é boa ou má. A psicologia evita este juízo de valor. A personalidade seria um conjunto de características que diferenciam os indivíduos.

Estes atributos seriam permanentes e dizem respeito à constituição, temperamento, inteligência, caráter, um jeito específico de se comportar. Para as teorias que utilizam o conceito de personalidade, ela significa a “organização dinâmica dos aspectos cognitivos, afetivos, fisiológicos e morfológicos do indivíduo”. Fala-se também em personalidade básica, que seriam as atitudes, tendências, valores e sentimentos dos membros de uma sociedade. A personalidade pressupõe a possibilidade de um indivíduo se diferenciar, ser original e ter particularidades. Através desta idéia pode-se predizer o que a pessoa fará em determinada situação, pode-se ter idéia de como ela reagiria. Nem todas as teorias trabalham com este conceito porque ele tem uma noção implícita de estrutura, de estabilidade e portanto de características que não mudam.

No entanto, ela é fruto de uma organização progressiva do ser humano e não apenas entendida como um fenômeno em si. Ela evolui de acordo com a organização interna do indivíduo. A psicanálise afirma que a estrutura da personalidade já está formada aos quatro ou cinco anos de idade, enquanto que, para Piaget, ela começa a se formar entre os oito e doze anos. O caráter, temperamento e os traços de personalidade são termos que se referem a esta noção. Alguns distúrbios podem se relacionar à personalidade, gerando conceitos patológicos, como é o caso da personalidade múltipla.

Autoria: Ana Carolina Saupe

Fonte: http://www.coladaweb.com/psicologia/personalidade