sexta-feira, 25 de maio de 2012

Trabalho em equipe


O que é Trabalho em equipe: 


Trabalho em equipe é quando um grupo ou uma  sociedade resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema. O trabalho em equipe pode ser descrito como um conjunto ou grupo de pessoas que dedicam-se a realizar uma tarefa ou determinado trabalho, por obrigação, ou não.
O trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados, uma vez que otimiza o tempo de cada pessoa e ainda contribui para conhecer outros indivíduos e aprender novas tarefas.
Um bom exemplo de uma atuação de trabalho em equipe são os esportes, onde os atletas precisam uns dos outros para conseguir fazer gols ou pontos, a maioria dos esportes são formados por equipes, onde cada um desempenha um papel, para atingir o todo. Muitas pessoas dizem que trabalhar em equipe é mais divertido e fácil do que trabalhar individualmente, pois contribui muito para melhorar o desempenho de todos. Outro bom exemplo de trabalho em equipe são os das formigas e gafanhotos, que dividem-se para pegar alimentos e se um não faz a sua parte, fica todo o resto comprometido, dando um modelo de união e força.
Saber trabalhar em equipe é outro fator importante, e uma característica essencial para profissionais e estudantes, as empresas valorizam muito pessoas que não pensam apenas na sua própria tarefa, e sim naqueles que pensam nos colegas e na empresa em si.
Para formar uma equipe de sucesso, Suzy Fleury acredita que, acima de tudo, "é fundamental 
ter um objetivo bem definido, compartilhado e dimensionado. É preciso garantir um 
compromisso comum, assumido entre os membros da equipe, para se construir e transformar 
o sonho em realidade. O dia-a-dia do grupo deve ser orientado por quatro princípios básicos:
união, disciplina, trabalho e profissionalismo. Com eles, é possível fazer com que a equipe
renda o desejado".
No livro "Os 5 Desafios das Equipes", da Editora Campus, o autor Patrick Lencioni fez o 
oposto e listou cinco atitudes que definem como os membros das equipes verdadeiramente 
coesas se comportam. Confira:
1. Eles confiam uns nos outros. 
2. Eles se envolvem em conflitos de idéias sem qualquer censura. 
3. Eles se comprometem com as decisões e planos de ação.
4. Eles chamam uns aos outros à responsabilidade quando alguma coisa não sai de acordo
com seus planos. 
5. Eles se concentram na realização dos resultados coletivos.
Parece simples na teoria, não? Na prática porém, as coisas complicam um pouco, mas não 
são impossíveis

sexta-feira, 11 de maio de 2012

GRUPO



Existem vários conceitos de Grupo. Preferimos o de Homans que conceitua Grupo como sendo uma quantidade de pessoas que se comunicam entre si, durante certo tempo, com o fim de estudar um problema e que são suficientemente poucas como para que cada uma delas possa comunicar-se com todas as demais de maneira dinâmica e direta, “cara a cara”. Devemos salientar também, para melhor compreeensão desse conceito, que para constituir um Grupo não basta reunir um número reduzido de pessoas, nem haver um interesse comum: é necessário, ainda, que haja interação entre seus componentes, o que representa o núcleo essencial do Grupo. Entende-se por interação a ação recíproca em que cada indivíduo, em sua relação com os demais, membro a membro, reage ante a presença de cada um e ante sua conduta, antecipando mentalmente aquilo queespera que o outro diga ou faça. Esta interação é, portanto, recíproca e o número de reações é cada vez maior. O limite numérico se impõe, porque quando o grupo aumenta, a interação se torna cada vez mais complexa, levando o grupo a desintegrar-se. Em tal caso, as reações que se suscitam no grupo transformam-se emfenômenos de massa, apresentando uma atmosfera anônima e impessoal, dificultando o perfeito desenvolvimento do trabalho grupal.
Podemos concluir que o verdadeiro sentimento de grupo somente existe quando há um forte laço desimpatia, uma união dentro do grupo e um sentimento do ” nós”, que costuma manifestar-se nos seus integrantes ao usarem a 1ª pessoa do plural: sentimos, acreditamos, fazemos etc. Como diz Gibb, “os membros de um grupo não nascemeles se fazem. Aprende-se a atuar em grupo, atuando-se em grupo.Quando adquirimos as habilidades para tornar um grupo operante e para crescer dentro dele, falamos,então, de “grupos maduros” e de “ membros maduros do grupo”.


Dinâmica de grupo:


É uma ferramenta de estudo de grupos e também um termo geral para processos de grupo. Em psicologia e sociologia, um grupo são duas ou mais pessoas que estão mutuamente conectadas por relacionamentos sociais. Por interagir e influenciarem-se mutuamente, grupos desenvolvem vários processos dinâmicos que os separam de um conjunto aleatório de indivíduos. Estes processos incluem normas, papéis sociais, relações, desenvolvimento, necessidade de pertencer, influência social e efeitos sobre o comportamento. O campo da dinâmica de grupo preocupa-se fundamentalmente com o comportamento de pequenos grupos.  Ela pode ser utilizada em situações terapêuticas, educacionais, organizacionais e para seleção de emprego.


Lista de dinâmicas com endereço: 

Varinhas que não quebram 


terça-feira, 1 de maio de 2012

Poemas sobre trabalhadores

Hoje, 1º de maio, a dica de um livro digital condizente com o Dia do Trabalho: a compilação Poemas brasileiros sobre trabalhadores, organizada pelos professores Antônio Augusto Moreira de Faria e Rosalvo Gonçalves Pinto, da UFMG. O livro foi editado o ano passado, pela editora Viva Voz. Vale notar que esta editora possui outros livros digitais de download gratuito. 




Fonte: http://midiaseducacao.blogspot.com.br/2012/05/poemas-sobre-trabalhadores.html