sexta-feira, 13 de julho de 2012

Boas férias a todos!


Ria, relaxe, converse com os amigos, passeie,  leia, durma mais, preserve um tempo para si, ouça mais música, faz bem para a alma, caminhe sem rumo, faça ginástica, invente! 
Faça o que você fizer nestas férias aproveite o tempo recuperando suas energias para iniciar o próximo semestre com força total!
Estamos esperando vocês!

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Trabalho final de alunos RADN1 - DINÂMICAS DE GRUPO VOLTADAS A INTERAÇÃO

Aluna: Ana Paula Brustulin Giza

As dinâmicas são instrumentos, ferramentas que estão dentro de um processo de formação e organização, que possibilitam a criação e recriação do conhecimento.

A dinâmica ajuda na comunicação com o outro e com o grupo. Ajuda o jovem a dizer a sua palavra, a integrar-se ativamente de maneira consciente, eficiente e crítica. Ela serve para superar as barreiras que impedem a comunicação e a integração grupal. Ajuda a “quebrar o gelo” que torna as relações frias e amargas.As estruturas sociais favorecem ao isolamento e ao individualismo. Uma boa dinâmica desperta para a solidariedade que vence o egoísmo, vivenciando valores de colaboração e ajuda mútua

Para que serve:
- Para levantar a prática: o que pensam as pessoas, o que sentem, o que vivem e sofrem.- Para desenvolver um caminho de teorização sobre esta prática como processo sistemático, ordenado e progressivo.- Para retornar à prática, transformá-la, redimensioná-la.- Para incluir novos elementos que permitem explicar e entender os processos vividos.
As técnicas participativas geram um processo de aprendizagem libertador porque permitem:1. Desenvolver um processo coletivo de discussão e reflexão.2. Ampliar o conhecimento individual, coletivo, enriquecendo seu potencial e conhecimento.3. Possibilita criação, formação, transformação e conhecimento, onde os participantes são sujeitos de sua elaboração e execução.
Uma técnica por si mesma não é formativa, nem tem um caráter pedagógico. Para que uma técnica sirva como ferramenta educativa libertadora deve ser utilizada em função de temas específicos, com objetivos concretos e aplicados de acordo com os participantes com os quais esteja trabalhando.

Técnica de apresentação- Ajuda a apresentar-se uns aos outros. Possibilitando descobrir: quem sou, de onde venho, o que faço, como e onde vivo, o que gosto, sonho, sinto e penso... Sem máscaras e subterfúgios, mas com autenticidade e sem violentar a vontade das pessoas.- Exige diálogo verdadeiro, onde partilho o que posso e quero ao novo grupo.- São as primeiras informações da minha pessoa.- Precisa ser desenvolvida num clima de confiança e descontração.- O momento para a apresentação, motivação e integração. É aconselhável que sejam utilizadas dinâmicas rápidas, de curta duração. 

Trabalho final de alunos GSN1 - INTERAÇÃO SOCIAL

Grupo: DANIELA P. PRESSI
           ROSMARI VIANNA
           MARCELO MEDEIROS

As pessoas são diferentes umas das outras no comportamento, nas personalidades e no modo de agir na sociedade , apesar disto compartilhamos de algo que é comum a todos os seres humanos , a capacidade de nos relacionarmos de forma consciente e voluntariamente . As relações humanas surgem através das interações entre pessoas  no seu dia a dia .
Desde a infância aprendemos a nos relacionar primeiro com familiares, depois através do tempo acompanha o indivíduo em todos os estágios de sua vida. Este processo de relacionamentos entre indivíduos acaba sendo de extrema importância para a estruturação da personalidade do indivíduo devido a diferentes fatores humanos tais como: características psicológicas de cada pessoa  de como esta pessoa se integra  nos ciclos sociais da sua historia de vida.
Aspecto mais importante da interação social é que ela provoca uma modificação de comportamento nos indivíduos envolvidos, como resultado do contato e da comunicação que se estabelece entre eles. Desse modo, fica claro que o simples contato físico não é suficiente para que haja interação social. Por exemplo, se alguém se senta ao lado de outra pessoa num ônibus, mas ambos não conversam, não está havendo interação social (embora a presença de uma das pessoas influencie, as vezes, um pouco o comportamento da outra).

Os contatos sociais e a interação constituem, portanto, condições indispensáveis a associação humana. Os indivíduos se socializam através dos contatos e da interação social.
A interação social pode ocorrer entre uma pessoa e outra, entre uma pessoa e um grupo ou entre um grupo e outro:
pessoa ↔ pessoa
pessoa ↔ grupo
Grupo  ↔ grupo

A interação assume formas diferentes. A forma que a interação social assume chama-se relação social. Um professor dando aula tem um tipo de relação social com seus alunos, a relação pedagógica. Da mesma forma, uma pessoa comprando e outro vendendo, estabelecem uma relação econômica. Além dessas, as relações sociais podem ser políticas, religiosas, culturais, familiares e etc.
A forma mais típica de interação social é aquela em que há influência recíproca entre os participantes. Mas alguns autores falam de interação social quando apenas um dos elementos influência o outro. Isso acontece quando um dos polos de interação está representado por um meio de comunicação apenas físico, como a televisão ou o livro. Ocorre, nesse caso, uma interação não recíproca. Neste tipo de interação, apenas um dos lados influência o outro.

Trabalho final de alunos ACN2 - INTEGRAÇÃO SOCIAL


Grupo: CRISTIANO FREITAS
           CARINA GULARTE
           GABRIELA CASSOL
           LUCIANE BONILHA
           PAOLA PIMENTEL

CONCEITO

A interação social é a relação que se estabelece entre pessoas de um mesmo circulo de amigos ou no trabalho. Não ocorre interação com duas pessoas que simplesmente conversam no ônibus uma única vez. Para que ocorra a interação é necessário um convívio frequente e logo está interação social se torna uma relação social.

A integração social acontece para:
• Para construir relação de trabalho ou de amizade.
• Observando que quando se fala de interação entre pessoas que não trabalham junto é necessário que aja afinidades entre as pessoas. 

Integração de Equipes de Trabalho
• A formalidade das relações no ambiente de trabalho muitas vezes se torna uma 
barreira que impede uma aproximação mais verdadeira, mais humana. As pessoas 
deixam de se conhecer, deixam de perceber as qualidades e os limites de cada um e 
o cotidiano fica construído na frieza e no distanciamento.

• O trabalho de integração tem por objetivo colocar em movimento o brilho, o afeto, os 
verdadeiros motivos que mantêm unido um grupo de pessoas. Através de atividades lúdicas 
e de muita descontração, é oferecida uma oportunidade das pessoas se conhecerem de forma mais espontânea. O riso, o brilho no olhar, ideias e valores compartilhados demonstram que as pessoas têm muito mais em comum do que o ambiente de trabalho e isso cria a possibilidade de aproximação, de integração. Cria a identificação e o senso de pertencer a uma equipe.

• Sentimentos de carinho, amizade, compreensão, respeito e amor podem ser exercitados no cotidiano se a equipe tiver este propósito em mente. É preciso também reconhecer que fofoca, mau humor, falta de tempo, egoísmo, individualismo, interesses pessoais, falsidade, entre outros, atrapalham a manifestação de emoções estimuladoras. Ao final do trabalho a nossa intenção é que os laços afetivos estejam mais fortalecidos.


DINÂMICA DE INTEGRAÇÃO
• Objetivos:
Oportunizar um maior conhecimento de si mesmo e facilitar melhor relacionamento e integração interpessoal. 
Material:
Lápis e uma folha de papel em branco para todos os participantes.
Como Fazer:
1 - O facilitador explicita o objetivo e a dinâmica do exercício.
2 - Em continuação, pede que cada um escreva, na folha em branco, alguns dados de sua vida, fazendo isso anonimamente e com letra de fôrma, levando para isso seis a sete minutos. 
3 - A seguir, o facilitador recolhe as folhas, redistribuindo-as, cabendo a cada qual ler em voz alta a folha que recebeu, uma por uma. 
4 - Caberá ao grupo descobrir de quem é, ou a quem se refere o conteúdo que acaba de ser lido, justificando a indicação da pessoa. 
5 - Após um espaço de discussão sobre alguns aspectos da autobiografia de cada um, seguem-se os comentários e a avaliação do exercício.