quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Dicas para voltar ao trabalho depois das férias


A parte mais difícil das férias com certeza é a hora de sair dela, todos nós nos acostumamos com a mordomia desse descanso e nem lembramos do nosso emprego ou da nossa escola.
É tão bom ficar em casa, descansar bastante e não se preocupar tanto com os afazeres, com o horário para acordar, enfim férias com certeza é tudo de bom e todo mundo adora estar de férias.
Mas como nada nessa vida dura para sempre, assim também serão as férias, não durarão para sempre e quando elas acabarem teremos que retornar a nossa vida normal, voltarmos ao trabalho, a escola, aos nossos afazeres.
Parece que quando voltamos de férias estamos ainda mais cansados e mais desanimados, e para que isso não aconteça, nós vamos dar dicas de como voltar as atividades depois de uma férias.
Primeira dica é quando você está de férias é um tempo que terá para descansar e colocar as idéias no lugar, pois a correria do dia a dia causa um estresse total e um cansaço tremendo, mas é para isso que servem as férias para descansar, portanto descanse o máximo que puder e lembre – se que dependendo do lugar onde você trabalha, as férias só acontecem uma vez por ano e por isso que devem ser aproveitadas muito bem .
Aproveite esse tempo para organizar a sua vida para quando voltar de férias, pois assim evitará uma correria e poderá trabalhar tranquilamente sem se preocupar com as coisas pessoais a serem resolvidas.

Mulher falando ao telefone no trabalho
Voltar  ao batente após longos dias de férias não é nada fácil. As pessoas ainda estão acostumadas à rotina de descanso e ao clima de festa, que sempre agita o natal e o ano novo. Até pegar o ritmo, leva um certo tempo, ainda mais se você deixar de por em prática alguns conselhos importantes.
Uma dica fundamental para você retornar ao serviço com mais disposição é voltar de viagem dias antes das férias acabarem. Muita gente, com o intuito de aproveitar ao máximo o período folga, fica fora de casa até o último instante. Com isso, quando chegam do passeio, acabam tendo inúmeras coisas para resolver.
Esse acúmulo de tarefas provoca bastante desgaste e, consequentemente, prejudica a nossa volta ao trabalho . Portanto, planeje suas viagens para acabar uma semana antes do fim das férias. Acredito que esse tempo seja suficiente para você colocar suas coisas em ordem e se preparar, física e psicologicamente, para voltar à antiga rotina. Abaixo, estão alguns dos compromissos que você deve realizar assim que chegar de viagem:
  • Pagar as contas;
  • Fazer uma lista do que está faltando;
  • Enviar emails e correspondências pendentes;
  • Desfazer as malas;
  • Se possível, siga uma rotina (horário de levantar, comer) bastante parecida com a que você terá depois que começar a trabalhar.

Na volta ao trabalho

Mulher falando ao telefone na mesa do escritório
Chegando ao trabalho, você terá muito serviço para fazer, portanto, é natural que você fique um pouco perdido no início. Antes de por a mão na massa, pergunte aos colegas como anda o andamento dos projetos e quais são as novidades da empresa. Muito provavelmente, você receberá instruções do seu superior, portanto, aproveite a oportunidade para tirar as suas dúvidas.
O segredo é não se desesperar diante de tantas tarefas. Comece pelas obrigações mais fáceis para ganhar confiança e, só depois, passe para os outros compromissos. O importante é não ter pressa para terminar tudo de uma vez. Agindo desta forma, você vai se complicar ainda mais e fazer um serviço mal feito.
E por fim quando voltar ao trabalho, se for um local em que trabalhe mais pessoas juntamente com você aproveita para perguntar tudo o que aconteceu durante a sua ausência para que você possa se readaptar a rotina e aos acontecimentos que se deram, depois organize todas as suas funções que costuma fazer antes de sair de férias e reorganize todas elas para não se perder em nenhuma tarefa, depois disso é só voltar aos afazeres como de costume. Você já esta descansada e já organizou as tarefas então poderá trabalhar normalmente e muito bem. Ficam aqui algumas dicas para voltar bem das férias, tenha uma ótima volta de férias.
Organize seu ambiente de trabalho de forma a favorecer sua concentração. Elimine o excesso de papéis e objetos que possam atrapalhar a execução do seu serviço. Se deixar tudo amontoado, você vai se sentir desmotivado e ainda terá dificuldades na hora de procurar um documento importante, por exemplo.

Fontes: http://blogmail.com.br/dicas-para-voltar-ao-trabalho-depois-das-ferias/
             http://www.alienado.net/dicas-para-retornar-bem-das-ferias/

2 comentários: