quinta-feira, 14 de maio de 2015

FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES

Sensação, Percepção, Atenção, Linguagem, Pensamento e Emoção, dando-se particular atenção à Percepção, por ser mediante ela que o indivíduo toma contato com o que o cerca, no caso do administrador em especial o cliente. Normas não escritas, políticas dissimuladas, orientações confusas, gerentes paradoxais, estratégias inexistentes ou mal definidas, decisões a passos de tartaruga etc. Compõem o Labirinto Organizacional em que modernos Teseus procuram desvendar suas responsabilidades, atribuições e oportunidades.

Nessa convivência, utilizam essas funções mentais. Compreendê-las proporciona ao Administrador, melhores condições para gerenciar e auxiliar pessoas – profissionais e clientes – a encontra o fio de Ariadne que as conduza através dos meandros organizacionais. Segundo Braghirolli et al., “as informações relativas aos fenômenos do meio externo e ao estado do organismo são processadas em dois níveis: Os níveis da Sensação e da Percepção.

Sensação é a operação que possibilita ao cérebro informações relativas a fenômenos do mundo exterior, ou ao estado do organismo. Sem ela, nenhuma atividade física ou mental seria possível. Kaplan e Sadok definem Percepção como um “processo de transferência de estimulação física em informação psicologia; processo mental pelo qual os estímulos sensoriais são trazidos à consciência”(53:237). A Percepção, portanto, inclui a sensação, permite o sentido de completude e continuidade: objetos e formas constituem imagens inteiras, construídas a partir de estímulos fragmentários, recolhidos pelos órgãos dos sentidos.

A Sensação se divide em três tipos:

a) Interoceptivas:

As mais elementares permitem ao cérebro tomar conhecimento do que acontece nos órgãos internos. Em geral, menos precisas e conscientes, nem sempre possibilitam identificar o que de fato ocorre. Sensações interoceptivas não conscientes podem manifestar-se muito cedo e expressam-se de diferentes formas. Uma delas são os pressentimentos: Sensações relacionadas com fenômenos tidos ainda como manifestos ou acontecidos.

b) Proprioceptivas:
A Propriocepção possibilita entender que os objetos permanecem estáveis, embora a pessoa movimente a cabeça ou desloque-se de um lugar para outro, uma sensação interoceptiva especial é a de equilíbrio ou sensação estática, cujos receptores encontram-se no ouvido interno. Sua perda resulta na doença de Labirintite.

c) Exteroceptivas:

Essas sensações permitem o contato entre o indivíduo e o meio externo, por meio de tato, paladar, olfato, audição ou visão.
O Administrador encontra, no uso da cor, poderoso aliado para atuar sobre a sensação, e em conseqüência , sobre a percepção, quando na escolha das cores, não se orienta suficientemente o especialista sobre o tipo de emoções que se deseja manter, estimular ou inibir em dado ambiente ou situação, deixa-se de usufruir dos potenciais benefícios do projeto. A escolha inadequada das músicas (ou ruídos musicais) no ambiente de trabalho reduz a concentração nas tarefas, aumenta a taxa de erros e contribui para o desconforto de pessoas que não apreciam as escolhas efetuadas.

Para existir, a sensação requer a estimulação de mecanismos de recepção celular em intensidade suficiente para ocorrer transmissão de informação e posterior decodificação pelo sistema de reconhecimento.
Denomina-se “limiar inferior de sensação” o nível mínimo de intensidade de um estímulo capaz de produzir sensação reconhecível pelo indivíduo. Abaixo dele tudo passa como se o estímulo não existisse.

Ex.: Mecânicos desenvolvem discriminação auditiva extraordinária, identificando por meio de som as condições de funcionamento de um equipamento.
Provadores de alimentos e bebidas discriminam sutilezas de gosto, outros desenvolvem discriminação para variações de odor.

O “Limiar superior” causa uma sensação acima de qualquer estimulo, mesmo que não queira perceber tal sensação.
Ex.: Se uma pessoa está em sua casa e alguém liga um som em alto volume, essa pessoa acaba ouvindo o som mesmo sem querer e assimila essa sensação que termina sendo transmitida ao cérebro em forma de mensagem.

Relatividade das Sensações

As sensações podem ser percebidas em relação a outras conforme o destaque a que se dá a essas sensações. Por exemplo, se você acende uma luz de sua casa a noite a luminosidade dessa luz será facilmente percebida por qualquer pessoa, mas se você acende essa mesma luz durante o dia a sua claridade não será notada tão facilmente, não terá o mesmo destaque.
As pessoas recebem os estímulos e sensações de diferentes maneiras, de acordo com seus princípios morais, sues traumas ou suas emoções.
Algumas pessoas não gostam de automóveis por terem presenciado ou sofrido algum acidente, outras não aceitam certos comportamentos por causa de sua formação moral, como usar brincos, tatuagens ou qualquer comportamento fora de sua filosofia e outras pessoas agem pela emoção como por exemplo ter olhos somente para a pessoa amada, achar que o filho nunca faz nada errado, é sempre os outros.

Fenômenos de Percepção

a) Constância de Percepção

A Constancia perceptiva, uma ilusão construída pelo cérebro, permitir admitir que os objetos possuem sempre as mesmas características (tamanho, cor, localização, peso etc.)

b) Organização Perceptiva

A Organização Perceptivas consiste em receber diversos estímulos, de um ou vários objetos, e integrá-los em uma unidade.
Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/funcoes-mentais-superiores/32986/

quarta-feira, 6 de maio de 2015

A Liderança Focada na Equipe

"Sua ação deve corresponder a sua fala. Trabalhe em equipe"

Por Maria Inês Felippe  


Nenhum homem é uma ilha - você já ouviu isso antes? Pois é, podemos perceber que  viver socialmente é uma necessidade inerente dos seres humanos, algo que os caracterizam. Porém, muitas vezes, negligenciam estas habilidades através do uso de diversas tecnologia, tais como: Correio eletrônico, Internet, Fax, etc.

Chega a ser até uma contradição, pois vivemos numa sociedade baseada nas realizações individuais e o homem com necessidades sociais.

No entanto, percebemos mudanças, pois algumas  organizações têm estabelecidos seu planos de salário, incentivos, onde se  remunera tanto pelas ações individuais quanto pelas  grupais.
 
Mas trabalhar em equipe não é tão fácil e simples, pois somos competitivos e estamos acostumados a trabalhar individualmente. Para trabalharmos em equipe, precisaremos treinar muito. Muitas  vezes,  é  mais  fácil  e rápido decidir sozinho, apesar de podermos podemos recorrer a erros. Porém, várias pessoas pensam melhor do que  uma.
 
A maioria das atitudes positivas ou negativas, somente são tomadas quando os homens estão em grupo, pois sozinhos estas não se  manifestam. Desta forma, o sucesso de uma organização é substancialmente influenciado pelo desempenho de diversos grupos, que interagem entre si, e por toda a hierarquia da empresa.
 
As soluções dos problemas, lançamentos de novos produtos, ações, decisões são resultados de esforços em conjunto, entre os empresários e suas equipes de trabalho.
 
Não chegaremos em lugar algum sem a ajuda de diversas pessoas, de suas orientações e ou informações. Estimular a coesão é fundamental, pois a empresa coesa está mais preparada para enfrentar os desafios da  globalização, através da formação de times , equipes de trabalho.
 
Um grupo coeso, torna-se  mais determinado, criativo além da interação entre seus membros ser mais  rápida e não necessitar de supervisão constante. Mas em contrapartida, por vezes, o grupo reluta mais as novas idéias e é geralmente mais revindicador.
 
Agora, para que o grupo realmente funcione satisfatoriamente, é preciso que seus integrantes tenham:
  • Certa independência.
  • Sejam reconhecidos como tais.
  • E tenham objetivos em comum.

O trabalho em equipe é um trabalho de grupo com alto desempenho, onde seu potencial geralmente é grande e precisa ser bem administrado, pois necessita obter uma participação mais objetiva, alcançando altos estágios de desempenho ou seja, ultrapassando os modos tradicionais.

Sendo assim é necessário que haja:
  • Desafios
  • Coesão
  • Comprometimento
  • Responsabilidade
  • Estímulos
  • Motivação

As diversas habilidades de seus componentes devem ser usadas da melhor forma possível, apesar da visão diferenciada que cada um, possui, pois só assim poderemos colher frutos neste novo cenário. A falta de coordenação pode levar a conflitos, à duplicidade de função e à ineficiência, ou seja, a organização precisa preparar-se para os Times de trabalho.
 
Portanto é necessário identificar pontos que podem bloquear ações criativas, trabalhos em equipe, e desmistificar a competitividade. Para isso torna-se importante uma comunicação adequada e uma liderança eficaz.
 
E como será que está a equipe de funcionários dentro da sua empresa? e seus líderes? Será que realmente sabem o significado da sua empresa, seus objetivos, da importância e da interdependência das diversas áreas interdependência. Seus trabalhos são reconhecidos? Você é pensou sobre isso?
 
Trabalhar em equipe é uma questão de maturidade, pois significa escutar pessoas, abrir mão de opiniões, concordar que as opiniões de outros membros podem ser melhores que as minhas, etc. Dessa forma, é importante que estejamos seguros das nossas habilidades para conseguirmos controlar nossas emoções, aproveitando ao máximo da equipe, reconhecendo falhas e desenvolvendo habilidades.
 
Para isso, é preciso maturidade e treino. Devemos perceber que como integrante do grupo, temos algo a contribuir, assim como demais pessoas que compõem a organização também poderá colaborar. Sendo assim, deixo de ser o dono da verdade.

Será que estou preparado para trabalhar em equipe? 

Conheça a si próprio

Para nos auto avaliarmos, precisamos certas bases de conhecimentos psicológicos gerais, que deve ser acompanhada de constante auto-análise, que nos permita aprofundar dia-a-dia, a noção que temos de nossas possibilidades e limitações, de nossas aspirações êxitos, insucessos e assim por diante. 
 
O auto conhecimento deve resultar nosso melhor ajustamento e a conquista da maturidade e controle emocional, ou seja:
  • Capacidade de entender os outros e de nos fazermos entender pelos outros.
  • Nos julgarmos e julgar os outros o mais objetivamente possível.
  • Nos aceitarmos e aceitar os outros, admitindo que ninguém é isento de falhas, mas que também encontraremos qualidades em nós e em qualquer outro ser humano, se desejarmos realmente encontrá-las.
  • Conhecimento de suas habilidades e defeitos, como e o que melhorar.

Compreendendo sua equipe:

Conhecer os outros implica, inicialmente, num vasto conhecimento da natureza e das motivações mais comuns e freqüentes no ser humano, do que o impulsiona a agir.
 
É necessário formular idéias as mais precisas o possível, das características individuais das pessoas com as quais estamos em contato.

Diferenças individuais abrangem:
  • Tipos de inteligências.
  • Diversidade de temperamento.
  • Diversidade de reação.
  • Graus de cultura.
  • Interesses dominantes.
  • Tipos de motivação e expectativas
  • Sentimentos.

Observe o seu grupo de trabalho.

Características do Time perdedor:
  • Objetivos indefinidos.
  • Atuações confusa.
  • Individualismos.
  • Falta de direcionamento.
  • Comunicação confusa.
  • Desperdício e baixa produção.
  • Conflitos.
  • Faltas de feedback.
  • Inexistência de comprometimento.
  • Doenças psicossomáticas.
  • Atrasos e faltas constantes.

Características do Time vencedor:
  • Confiança mútua.
  • Auto sustentação.
  • Objetivos definidos.
  • Comunicação vertical, horizontal e transversal.
  • Aproveitamento das habilidades individuais.
  • Comprometimento.
  • Feedbacks constante.
  • Trabalhos com quantidade e qualidade.
  • Liberdade de expressão.
  • Criatividade e inovações.

Buscando sucesso através da sua equipe 

A obtenção do sucesso está também relacionada às atitudes e as habilidades do Administrador designado para, juntamente com a sua equipe, atingir os objetivos traçados pela organização.Inicialmente, ele deve levar a sua equipe à obtenção do sucesso. Para isso, deverá:
 
Integrar- Resgatar a vontade pelo trabalho, principalmente, considerando as experiências traumáticas obtidas nos processos de reengenharia, e de corte de pessoal; que levou os funcionários a se sentirem totalmente instáveis no trabalho. Integrá-lo ao novo contexto. Mantendo uma uniformidade.
 
Desenvolver- Planejar e acompanhar o desenvolvimento do trabalho a ser executado, motivando a equipe e promovendo o auto- conhecimento.
 
Adequar- Aproveitar e desenvolver as habilidades de cada funcionário, aproveitando utilizando-se de recursos como conhecimentos sobre liderança, motivação, visão global dos acontecimentos, propiciando assim condições para que as metas sejam alcançadas. Busque a sinergia grupal.
 
Buscar resultados- O êxito na execução das tarefas em equipe está diretamente ligado ao sucesso que a organização visa alcançar tendo bem claro o seu propósito.
 
Identificar e respeitar- Desenvolver o ritmo de cada profissional, pois as pessoas não são iguais. Saiba ouvir. Cada profissional tem o seu ritmo, suas habilidades. O Administrador cabe identificá-lo além de aproveitar o que cada profissional tem de melhor, e de propiciar o desenvolvimento das habilidades faltantes.
 
Coesão- Para se manter um time em pleno funcionamento deve-se criar ambiente onde as metas e objetivos individuais possam se materializar.
 
Abertura- Comunicação livre e aberta, estimulando e premiando novas idéias, levando-as à concretização; propiciando assim a participação e comunicação aberta.
 
Objetivar- Estabelecer de perspectivas através da Administração por objetivos, onde as funções e atribuições de trabalho tornem-se claras.
 
Respeitar- As características individuais, posicionamentos, limitações buscando-as sempre desenvolvê-las.
 
Quebrar paradigmas- Os mais famosos: Errar é humano, Cachorro velho não aprende novos truques, Vassoura nova sempre varre melhor, Santo de casa não faz milagre, Em casa de ferreiro o espeto é de pau, Querem mudanças mas tudo continua a mesma coisa, Funcionários só querem moleza, Patrão só sabe explorar, etc.
 
Criatividade- Estimular a geração idéias, novos produtos, soluções de problemas, etc.
 
Discordância civilizada- a equipe deve estar confortável para discutir posicionamentos divergentes com respeito buscando um consenso.
 
Liderança situacional – modifica-la conforme as circunstâncias e a maturidade da equipe.
 
Feedback- auto avaliação, tanto dos funcionários como dos clientes.
 
Cuide da saúde física e mental do trabalhador - cuide bem delas, estimulando através de palestras, a qualidade de vidas, pratica de esportes, e a busca o auto- conhecimento, evitando o álcool, o fumo, as drogas e fazendo refeições sadias.
 
Evite o incentivo ao Workaholic.

Alguns cuidados

É preciso ser cauteloso no mundo dos negócios. As atitudes devem ser coerentes e pró-ativas, traçando objetivos pertinentes e estimuladores. Porém, muitas vezes, o administrador/empresário se encontra tão ávido pelo sucesso que acaba prejudicando e trazendo malefícios àqueles a sua volta, levando-os ao stress. Por vezes acaba prevalecendo os objetivos pessoais em detrimento aos organizacionais.
 
As pessoas crescem através da aceitação de desafios, Mas CUIDADO! Muitas vezes, os objetivos ou desafios são parcial ou totalmente inatingíveis; o que poderá fazer com que o grupo se desmotive.
 
O grupo enriquece a informação, reconstituindo e atualizando-a permitindo que ser trabalhe com maior profundidade.Para que ocorra a sinergia de um grupo é preciso saber compartilhar conhecimentos, bem como existir envolvimentos.
 
Esta sinergia emerge quando o grupo entende o(s) objetivo (s) organizacional (is).
 
Busque resultados através da sua equipe - Técnica: “Fale, faça, estimule”. 

Faça esse exercício na sua empresa:
  1. Reúna sua equipe.
  2. Determine ou estabeleça com o grupo um objetivo.
  3. Peça para que analisem quanto à sua viabilidade.
  4. Quais as estratégias que podem ser criadas?
  5. Quais as etapas?
  6. Quais as áreas envolvidas?
  7. Quem será o responsável por cada uma dessas áreas?
  8. O que será preciso?
  9. Qual o prazo necessário?
  10. Determine o prazo final.
  11. Acompanhe o trabalho da equipe.
  12. Cobre resultados.
  13. Reavalie.
  14. Refaça e exercício para outros objetivos

Obs. Sempre que propuser algo a sua equipe, estimule a criatividade, sempre fazendo com que o grupo traga pontos convergentes e divergentes às idéias estabelecidas. Você pode se utilizar desta técnica para soluções criativas de problemas, etc. O importante é que você também trabalhe em equipe, e não apenas fale sobre a sua importância.

Participe, forneça ajuda, eleve a auto estima do grupo.

Fonte: http://www.ogerente.com.br/gestao/lideranca/gestao-lideranca-mif-focada_equipe.htm

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Motivação no trabalho

Afinal, o que é motivação? 



Luiz Marins
Em quase todas as reuniões de empresa que participo, os dirigentes falam que seus funcionários precisam de “motivação”. Muitos me pedem “programas de motivação” para seus empregados.
Afinal, o que é motivação? Como conseguir empregados motivados? Serão salários altos? Serão programas de incentivo? O que fazer?
A primeira coisa que precisamos deixar bem claro é que ninguém “motiva” ninguém. É a própria pessoa que se auto-motiva. Motivar é ter “motivos”. Ter motivos para trabalhar, para se dedicar, para se comprometer, para querer vencer, para querer aprender, para se dedicar àquilo que faz.
O que a empresa deve e pode fazer é criar as contingências necessárias à motivação. Isto quer dizer criar um “clima” em que as pessoas sintam-se motivadas a empreender e fazer o que seja necessário. Nas pesquisas que temos feito com várias empresas temos visto que o salário e um bom pacote de remuneração é importante – sem isso, como fator básico, é muito difícil conseguir-se empregados motivados. Mas o salário e benefícios pecuniários e que tais, não são suficientes. Conheço empresas em que as pessoas ganham muito e não são totalmente comprometidas com o sucesso da empresa, de seus clientes, de seus mercados, de suas marcas.
Temos visto que os principais fatores de motivação hoje são AUTONOMIA E INICIATIVA. A empresa deve ser capaz de oferecer a seus funcionários a autonomia necessária para que possam exercer sua criatividade e tomar decisões e até, como temos dito, errar. Sem autonomia, as pessoas sentem-se numa rotina massacrante que embota a criatividade e faz com que elas não se comprometam com o que fazem. Dê o nome que quiser: empowerment ou delegação. Mas promova a autonomia em sua empresa. Deixe as pessoas tentarem, experimentarem, fazerem.
O segundo é a iniciativa. A iniciativa é uma decorrência direta da autonomia. Há que se valorizar funcionários que tenham iniciativa. Um grande empresário me disse: “Prefiro empregados que tenho que ‘segurar’ do que empregados que tenho que ‘empurrar’.” Numa empresa em que a iniciativa é punida ou desencorajada não pode haver motivação.
O ser humano precisa de desafios. Quer ser desafiado. Quer poder fazer, tentar, experimentar e só assim sentirá orgulho de si próprio. Esse “orgulho” é que o fará um ser “motivado”.
Nesta semana, pense nisso. Dê autonomia e iniciativa a seu pessoal e você verá a diferença e conhecerá uma empresa em que as pessoas são “motivadas”.

3 dicas poderosas para manter a motivação no trabalho

Fernando Oliveira
Um dos maiores desafios que boa parte dos profissionais enfrenta em seu dia a dia é o de manter a motivação em alta durante o trabalho. Não se trata apenas de estar empolgado, mas de saber como manter-se motivado até o final de cada dia. A maioria dos profissionais vive naquela corrida maluca, correndo de um lado para outro, tentando realizar tarefas que nunca tem fim, sem saber exatamente o que fazer para manter a motivação.
Motivação é fundamental, não só no trabalho, mas também em sua vida, sem ela nada acontece. Seguem abaixo 3 dicas para que você possa recuperar ou manter a motivação no trabalho.
01. APRENDA A GOSTAR DAQUILO QUE FAZ
Você já deve ter ouvido a frase: “Mais importante do que fazer aquilo que se gosta é gostar daquilo que se faz”. Nós passamos a maior parte do tempo trabalhando, e é muito justo que tenhamos prazer naquilo que estamos fazendo, certo?
Acontece que boa parte das pessoas PRECISA trabalhar para pagar as contas e ter uma vida que funcione, e acaba caindo na armadilha de que precisa fazer qualquer coisa para isso.
Se você está vivendo esse dilema, eu recomendo que você procure urgentemente alguma coisa que você goste de fazer, mesmo que seja em sua atual ocupação, e coloque todo seu foco nisso. O reverendo Norte Americano Martin Luther King Jr. dizia que se você é um varredor de ruas, deve querer ser o melhor varredor de ruas do mundo.
Mas Fernando, meu trabalho é burocrático, o que eu faço? Acredite na importância daquilo que você faz. Outro dia eu assisti a um programa onde os caras tinham que entrar em bueiros fétidos para desentupi-los, e saiam com fezes dos pés à cabeça… e pior (ou melhor), saiam rindo porque haviam conseguido desentupir o tal bueiro. Alguma coisa boa deve ter naquilo que você faz, encontre-a.
02. MANTENHA SUA ENERGIA ELEVADA
A falta de envolvimento e motivação pode ter a ver, entre outras coisas, com a falta de energia física para fazer o que precisa ser feito. É muito fácil ver profissionais sem energia se arrastando para conseguir chegar ao final do dia.
Tudo começa com uma boa noite de sono e uma alimentação balanceada. Se você não está dormindo pelo menos 6 horas por noite, vai ter problemas para manter-se acordado durante o dia. Uma pesquisa recente mostrou que a tecnologia e o estresse tem criado uma geração cada vez maior de pessoas que dormem menos de 6 horas por noite.
Já tentou fazer alguma coisa com excelência e entusiasmo depois de uma noite de insônia? É terrível. Você não consegue fazer nada, e por mais que você goste daquilo que faz, não tem jeito; vai ficar devendo, e pior, achando que não gosta mais do que está fazendo. Durma bem, coma alimentos leves, principalmente no almoço e verá sua ENERGIA aumentar, e com ela sua motivação.
03. TERMINE ALGUMA COISA TODOS OS DIAS
Uma das coisas mais desmotivadoras que podemos ter é começar projetos que não conseguimos terminar. Em nosso subconsciente ficamos ouvindo aquela voz que insiste em dizer: você não terminou, é um incompetente, você precisa terminar e blá, blá, blá. É o que eu chamo de oponente interno.
A melhor coisa a fazer é colocar como meta principal, terminar alguma coisa todos os dias. Crie uma estratégia para não ser interrompido até terminar. Quando obtemos sucesso em algo que nos propormos a fazer nossa motivação aumenta, e nos dá confiança necessária para darmos passos maiores.
Fontes: http://www.dicasprofissionais.com.br/afinal-o-que-e-motivacao/
              http://www.dicasprofissionais.com.br/3-dicas-poderosas-para-manter-a-motivacao-no-trabalho/