quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Como trabalhar bem com personalidades diferentes

(Crédito: Shutterstock.com)
  Ser alguém agradável e simpático é um fator essencial para o sucesso no ambiente de trabalho, já que conflitos entre personalidades opostas ou divergentes podem ocorrer e afetar a produtividade e foco. Confira cinco dicas que podem ajudar você a lidar com tipos diferentes de personalidade no trabalho de maneira equilibrada e bem-sucedida.
 
» 5 dicas para se relacionar com seus colegas de trabalho
» 5 tipos de colegas irritantes no trabalho
» 3 dicas para lidar com o bullying no trabalho
 

Como trabalhar bem com personalidades diferentes: 1. Faça críticas de maneira sábia e equilibrada

Você pode achar que está completamente certo em suas opiniões e que elas são extremamente relevantes para as pessoas no trabalho, mas os seus colegas podem pensar diferente. Especialmente quando as críticas são negativas e delicadas, os indivíduos costumam assumir uma posição defensiva, muitas vezes impenetrável. Para evitar esse tipo de reação, é necessário fazer o que ficou conhecido como "técnica do sanduíche". Comece com um comentário positivo sobre a pessoa, continue com palavras abrasivas e assertivas, apontando a falha que deseja concertar, e finalize com outro comentário positivo. Exemplo: “O trabalho que você tem desenvolvido está realmente ótimo, mas seria ainda melhor se você conseguisse cumprir os prazos, para que nós consigamos manter a qualidade apresentada até agora”.  

Como trabalhar bem com personalidades diferentes: 2. Pergunte como a pessoa trabalha

Cada um tem um ritmo e metodologia de trabalho particulares para cumprir seus objetivos. Uns, por exemplo, não trabalham bem com e-mails e preferem conversar pessoalmente ou por telefone. Da mesma maneira como você deseja que os outros respeitem suas preferências e personalidade, você também deve estar disposto a aceitar que as outras pessoas não trabalham como você.  

Como trabalhar bem com personalidades diferentes: 3. Escolha suas batalhas

Cada conflito em que você se envolve no trabalho exige um custo, muitas vezes um sacrifício. Eles podem ocorrer com clientes, fornecedores, com seus colegas e também com seu chefe. Por conta de todas as implicações e particularidades de cada situação, você deve escolher em quais conflitos deseja se envolver e posicionar.  

Como trabalhar bem com personalidades diferentes: 4. Saiba que vocês todos estão em um mesmo time

Mesmo que os departamentos sejam diferentes, a empresa é uma só, em busca dos mesmos objetivos. Entender isso, e lembrar-se especialmente em momentos de dificuldade, é algo essencial para que suas diferenças com outra pessoa não sejam transferidas para a esfera pessoal.  

Como trabalhar bem com personalidades diferentes: 5. Respeite a especialidade de cada um

O objetivo principal de muitos profissionais é ser reconhecido e respeitado. O contrário disso é sempre encarado como desaforo e falta de educação. Entender que cada um tem qualidade e especialidades únicas, pelas quais devem ser reconhecidos e respeitados, é essencial para que a diversidade em seu ambiente de trabalho não seja algo ruim e improdutivo.  
  Fonte: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2013/01/04/981728/como-trabalhar-bem-com-personalidades-diferentes.html